segunda-feira, 23 de agosto de 2010

o mal tem uma voz doce

"- E agora, vais dizer-me o que pensas de tudo isso, dinamarquês?
O homem empurrou para trás o seu boné, coçou a cabeça no ponto onde a cicatriz oblíqua se perdia no cabelo ralo e disse laconicamente:
- Baby Budd, Jemmy Legs (referia-se ao mestre-de-armas) detesta-te.
- Jemmy Legs! - exclamou Billy, revirando os seus olhos celestes. - E porquê? Disseram-me que ele me chama sempre o nosso jovem e encantador camarada.
- Ele diz isso? - troçou o velho - cuidado Baby, Jemmy Legs tem uma voz doce.
- Não, nem sempre. Mas para comigo é assim. Cruzo-me raramente com ele, mas quando nos vimos tem sempre uma palavra amável.
- E isso exactamente porque te quer mal, Baby Budd"

Herman Melville, Billy Budd, Lisboa, Biblioteca editores Independentes, trad. José Sasportes, 2010: 50.

Sem comentários: