quarta-feira, 16 de junho de 2021

Lawrence Ferlinghetti - Uma Coney Island da Mente [10]

10
                        Eu não me deitei com a beleza toda a minha vida
                                contando uma e outra vez para mim
                                                                        os seus encantos mais abundantes

                Eu não me deitei com a beleza toda a minha vida
                                                            e mentido também com ela
                            contando uma e outra vez para mim
                                                      como a beleza nunca morre
                                mas deita-se separada
                                                    junto dos aborígenes
                                                                                da arte
                                    e muito além dos campos de batalha
                                                                                do amor

                        Está muito acima de tudo isso
                                                                        oh sim
                senta-se no mais escolhido dos
                                                                            bancos da Igreja
            lá em cima onde os directores de arte se encontram
        para escolherem as coisas para a imortalidade
                                                                 E eles deitaram-se com a beleza
                                    todas as suas vidas
                                                        E alimentaram-se de ambrósia
                e beberam os vinhos do Paraíso
                                                          de modo que eles sabem exactamente como
                    uma coisa da beleza é uma alegria
                        para sempre e sempre
                                                                        e como nunca por nunca
                            pode desaparecer
                                                                    num nada de dinheiro-perdido

            Oh não eu não me deitei
                                        no Repouso da Beleza assim
                com medo de me levantar à noite
                                                        por temer que de algum modo perca
        qualquer movimento que a beleza possa ter feito

            Todavia dormi com a beleza
                                                    na minha própria estranha maneira
    e fiz uma ou outra pobre cena
                                                        com a beleza na minha cama
        e assim despejei mais um ou dois poemas
            e assim despejei mais um ou dois poemas
                                                                sobre este mundo Boscheano


in Lawrence Ferlinghetti, A Coney Island of the Mind, New York, New Directions, s.d. (1958): 23-24.

Sem comentários: