quinta-feira, 20 de julho de 2017

Manuel da Silva Ramos - 2 livros



lembro-me. quando comecei a ler com maior seriedade, levado pelo fascínio e a liberdade com que os escritores alinhados no dadaísmo e no surrealismo, ou alguns inconformistas - editados em portugal pela hiena, a estampa, a &etc, a frenesi, a assírio & alvim de hermínio monteiro, por exemplo - eram capazes de passar para a linguagem a grande maravilha de se estar vivo, eu pensava para mim: é isto, afinal, a escrita, é pela via desta captura que a literatura se torna obra viva.
depois, não sei se foi a literatura, ou eu capturado por outras linhas, deixei de descobrir na literatura essa alegria, ou muito raramente como em vila-matas.
tendo acabado de ler estas duas obras de manuel da silva ramos, sei que essa "corrente" está ainda desperta. de novo fui apanhado por um prazer de ler.

Sem comentários: